terça-feira, 21 de maio de 2013

There's no tomorrow: Donnie Darko


Escrevi esse texto em agosto de 2005. Na verdade, foi mais uma conversa na publicação de um contato do multiply, como é possível perceber pelo "tom". Publico agora, sem revisar o conteúdo, somente com algumas pequenos acertos para parecer menos conversa e mais publicação de um blog.



Ainda sem pensar sobre o filme, apenas sob a minha primeira "apreensão subjetiva" e tomada pelas sensações de quem acabou de assistir, o filme é um pouco "dark", triste mesmo. There's no tomorrow (mad world). Triste, porque, ao mesmo tempo que é cheio de esperanças é também totalmente vazio delas.

Agora seguem meus "insights" do dia seguinte. Não são oficiais, posto que são apenas os meus insights. Quando Donnie vai ao cinema com Gretchen, ele vai assistir a  uma sessão dupla, Evil Dead II e A Última Tentação de Cristo. Você assistiu A Última Tentação de Cristo? Tem uma chave ali, eu vi toda a "suposta viagem" de Donnie pela "última tentação" de Cristo. Lembra? Uma criança linda sugere, enquanto ele está na cruz, à beira da morte, o que seria a vida dele, uma vida normal, a última tentação. No fim do filme, ele retorna à cruz e morre, é a história que todos conhecemos. Como na história de Donnie. E se ele não morresse ali, naquele momento?

Bom, se A Última Tentação de Cristo era uma chave, eu fiquei me perguntando porque raios Evil Dead II estava lá. Como não assisti ao filme, fui atrás de resenhas na internet e li que o personagem que luta contra os demônios, no final, é transportado para a Idade Média, por um furacão, acho, para lutar com os demônios naquela época. Outra chave.

Embora eu prefira pensar na chave do filme A Última Tentação de Cristo mesmo, até porque foi o filme a que assisti. Um "e se"... e todos os "e se", como eu tinha dito, são tão cheios de esperanças, quanto, ao mesmo tempo, vazios delas...

No site oficial de Donnie Darko, uma coisa me surpreendeu, dentro do contexto do filme, o coelho é símbolo do auto-sacrifício. Quer dizer, se Frank é que vem do futuro, e toda a história se desenrola nesse universo paralelo, ele vem com esse papel. E se Frank faz parte do "sonho" de Donnie (sonho como nós vemos Frank na primeira vez em que ele aparece), como nós já vimos no final, é Donnie que se "sacrifica". Interessante, não é?