quarta-feira, 14 de abril de 2010

Uma nova corrida para a Lua

Essa é a manchete da notícia do Yahoo. Resolvi divulgá-la por conta da sincronia do texto em que comentei Lunik 9, o primeiro artefato humano a pousar na lua. E olha só: agora a Lua está sendo cobiçada novamente pela exploração Espacial, desta vez envolvendo China, EUA e Índia...

O tema do dia 27/04 também promete: Lixo Espacial.

3 comentários:

Vanessa disse...

Aff! Tem lixo até sob nossas cabeças, né, Marthinha?? Nossa!

Beijos, querida amiga!

Martha disse...

Em todo canto, né, Van? Em cima, embaixo, do lado! Ufa!

Você viu a foto do lixo espacial? Impressionante, mesmo.

"Se alguém tivesse de adivinhar qual tipo de artefato espacial a humanidade mais lançou à órbita terrestre nas últimas cinco décadas, provavelmente erraria. Nada de satélites artificiais, espaçonaves tripuladas ou sondas interplanetárias. A resposta certa é: lixo.

Sim, lixo. A cada lançamento de foguete que se faz, produz-se grande quantidade de detritos que acabam indo parar no espaço ao redor da Terra. Por que isso acontece? Tem a ver com as tecnologias empregadas nos veículos lançadores. Por exemplo, a imensa maioria dos foguetes capazes de colocar satélites em órbita possui vários estágios. Eles seriam como "andares" do veículo, que são descartados conforme seu combustível se esgota. Assim, o foguete não precisa levar todo o peso durante a subida, descartando alguns pedaços assim que se tornam inúteis.

Ocorre que, além do satélite ou outro artefato (o termo genérico usado é "carga útil") que vai na ponta do foguete, o último dos estágios também acaba entrando em órbita. E fica lá, às vezes por anos, outras por décadas, girando ao redor do nosso planeta. Isso sem falar em pequenos parafusos e lascas de tinta que se desprendem durante a separação dos estágios e tornam-se também pequeninos satélites.

No fim das contas, são mais de 9.000 objetos feitos pelo homem (coisas que vão desde satélites operacionais a ferramentas soltas no espaço por astronautas) que precisam ser monitorados constantemente. Se somarmos a eles os detritos como lascas e parafusos (com tamanho superior a um centímetro), o número passa a cerca de 110 mil."

Vanessa disse...

É lixo demais, Marthinha! Não tá muito diferente daqui, não. E olhe que eles só mencionam a sucata dos foguetes; não seria surpresa, então, encontrar uma latinha de Coca-Cola deixada por algum astronauta... Já imaginou?

Beijos, querida!

PS: Corrigindo uma palavra no meu primeiro comentário: onde se lê "sob", leia-se "sobre".