sexta-feira, 26 de março de 2010

Hora do Planeta e das Estrelas

Só para divulgar, que achei a ideia ótima! O que fazer na Hora do Planeta, quando somos chamados a apagar as luzes no sábado.

Sabe o que Rex vai fazer neste fim de semana? Ajudar o planeta e... observar os astros!

(Ilustração: Jaca).
Acabei de marcar um compromisso muito importante na minha agenda. No sábado, dia 27 de março, às 20h30, vou participar da Hora do planeta: um evento que incentiva as pessoas a apagarem as luzes, por uma hora, para reduzir o consumo de energia e, assim, combater o aquecimento global.

Mas o melhor você ainda não sabe! Além de ajudar o planeta, vou aproveitar essa noite para observar melhor o céu e os astros também. Afinal, sem as luzes da cidade, o brilho das estrelas vai ser visto com mais nitidez. Duvida? Palavra de especialista!

O planetário da cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, está até convidando os cariocas para observar o céu durante a Hora do planeta. Os astros serão vistos através de telescópios e com a ajuda de uma carta celeste: um mapa que mostra a posição das estrelas que podem ser vistas a olho nu. Se boa parte da população desligar as luzes, a expectativa é ter, durante 60 minutos, muito a observar!
Hora do planeta e das estrelas 2
Sem as luzes da cidade para atrapalhar, a expectativa, no Rio de Janeiro, é conseguir ver até a nossa galáxia, a Via Láctea (foto: E. L. Wright - UCLA/Projeto COBE/ DIRBE/NASA).

“Será possível ver, no Rio de Janeiro, a Via Láctea, além da constelação de Órion e do Cruzeiro do Sul com mais nitidez”, conta o astrônomo Alexandre Cherman, que trabalha na instituição carioca.

Já pensou ver a Via Láctea? Muito legal, não é mesmo? Então, se você vive no Rio, participe dessa atividade. Já se mora em outra cidade... Não desanime! Sempre vale a pena voltar os olhos para o céu e apreciar as estrelas!

Observação do céu durante a Hora do planeta
Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro
Sábado, 27 de março de 2010, às 20h30. Distribuição de senhas a partir das 20h.
Grátis!
Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100, Gávea, Rio de Janeiro/RJ. Tel.: (21) 2274-0046.

Nenhum comentário: